EDUCAÇÃO E SAÚDE PREVENTIVA: ENCONTROS E DESENCONTROS
Palavras-chave:
Educação, Saúde, Saúde na Escola, Saúde PreventivaResumo
Pensar na educac?a?o e na sau?de, é claro, considerar que essas duas áreas são espaços de construção de saberes destinados ao desenvolvimento humano, onde há a convergência para o relevante papel de ac?o?es de promoc?a?o da sau?de enquanto prevenção, garantindo a formac?a?o integral dos alunos. A escola torna-se, não delegando a ela a responsabilidade da família, um ambiente extremamente favora?vel a? promoc?a?o da sau?de, visto que crianças e jovens passam maior parte do seu tempo nela e pode estender para seus familiares o conhecimento adquirido. Cabe destacar também que dada a situação precária que vive muitas famílias em nosso País, elas não teriam condições sequer de garantir a saúde dessas novas gerações E? necessa?rio, pore?m, a presenc?a de uma escola promotora de saúde, desde sua infraestrutura até mesmo corpo diretivo e principalmente os professores, mas na contra mão disso, temos a profissão docente, em segundo lugar nas pesquisas de trabalho, em insalubridade e adoecimento mental, o que tornaria impraticável pensar na escola como um ambiente saudável. O artigo discute as questões da promoção da saúde nas escolas no Brasil, numa perspectiva de um discurso de múltiplos olhares, inclusive atento aos Parâmetros Curriculares Nacionais e demais documentos legais norteadores, que traz um enfoque interdisciplinar e transversal e, finalmente, apresenta as diretrizes uma política nacional de saúde na escola pública. E? evidente a importa?ncia que este tema assume, visto que ha? certamente uma relação direta da educac?a?o e melhores ni?veis de sau?de e de bem-estar, contudo pesquisas e ações são necessárias em caráter emergencial para que essa relação da escola com a saúde se torne real, principalmente e sobretudo para todos os envolvidos na comunidade acadêmica.