A HISTÓRIA DE VIOLÊNCIA NA INCLUSÃO DO DEFICIENTE NA SOCIEDADE

Autores

  • Carina Alves Cecchi Faculdade Instituto Nikola Tesla - FINT.

Palavras-chave:

Deficiência, violência, inclusão social, políticas públicas educacionais

Resumo

A violência, frequentemente negligenciada, configura-se como um fenômeno que permeia os estudos sobre a deficiência. Ela se manifesta contra pessoas com deficiência por meio da estigmatização, da violação do direito ao pleno desenvolvimento, da afronta aos direitos humanos, da negação da cidadania e, consequentemente, da exclusão social. O presente trabalho, por meio de uma análise crítica da literatura, explora a trajetória histórica das pessoas com deficiência e a evolução das políticas educacionais, destacando aspectos que contribuíram para o aumento progressivo da violência contra esse grupo, resultante da privação de seus direitos e da exclusão social, em razão de uma condição equivocadamente considerada intrínseca a elas. As políticas públicas educacionais desempenham um papel crucial na construção de uma sociedade inclusiva para as pessoas com deficiência, ao promover, ao longo do seu desenvolvimento, uma formação que possibilite a aquisição de competências compatíveis com suas potencialidades e limitações. Esse processo deve ser contínuo e dinâmico, permitindo que, na juventude, o indivíduo assuma funções tanto no contexto familiar quanto social. Nesse sentido, é imperativo garantir uma educação que assegure o acesso aos direitos fundamentais, à cidadania plena e à inclusão social.

Biografia do Autor

Carina Alves Cecchi, Faculdade Instituto Nikola Tesla - FINT.

Doutoranda em Educação pela Universidade Aberta de Lisboa (Portugal) com o reconhecimento internacional de habilitações número 009406, mestre em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP- USP). E-mail: carina.alves@gmail.com

 

 

Publicado

2024-12-23

Como Citar

Alves Cecchi, C. M. (2024). A HISTÓRIA DE VIOLÊNCIA NA INCLUSÃO DO DEFICIENTE NA SOCIEDADE. Ciência Na Sociedade: Revista Científica Do Instituto Nikola Tesla, 2(1). Recuperado de https://ciencianasociedade.institutonikolatesla.com.br/index.php/1/article/view/32