Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

  1. TIPOS DE CONTRIBUIÇÃO

Os textos deverão apresentar características que permitam enquadrá-los nas seguintes seções:

  • Artigos Originais Exclusivos: produtos de pesquisa empírica que não tenham sido apresentados a outro meio de divulgação científica.
  • Artigos de Revisão (Narrativa, Integrativa ou Sistemática): revisões de literatura – revisões de livros, artigos, teses, etc
  • Relatos de Casos: descrições de experiências acadêmicas, assistenciais e de extensão.
  • Ensaios Teóricos:análises conceituais, que tragam novas perspectivas ou interfaces.
  1. Os artigos encaminhados para a revista “Ciência na Sociedade - Revista Científica Nikola Tesla devem ter, no máximo, 20 páginas e, no mínimo, 15, considerando cada página com um total de aproximadamente 2.100 caracteres.
  2. Tipo de letra do artigo: Arial, corpo 12.
  3. Espaçamento: 1,5 entre linhas e parágrafos.
  4. Os anexos deverão ser incluídos nesse cálculo de número de páginas.
  5. Os artigos (em versão eletrônica) serão sempre publicados em português, acompanhados de Resumo e Palavras-chave, em português; deverá ser apresentado também um Abstract em inglês, com as Palavras-chave em idioma correspondente. Todos redigidos em corpo 12 com, espaçamento simples, no máximo, 700 caracteres e, no mínimo, 500 caracteres.
  6. A revisão do segundo idioma será de responsabilidade do autor.
  7. As Palavras-chave serão, no máximo, 5; e, no mínimo, 3.
  8. A primeira de página de cada artigo deverá ser apresentada da seguinte forma:
  • Título em português e na língua estrangeira (inglês). Em negrito, centrado, em letra maiúscula, no corpo 14.
  • Os nomes dos autores deverão ficar logo abaixo do título do artigo, justificados à direita da página, acompanhados do nome da instituição principal de vínculo (sigla e por extenso) e do e-mail PARA GARANTIR UMA AVALIAÇÃO CEGA, QUANDO DO ENVIO DOS ARTIGOS PARA OS PARECERISTAS, OS NOMES DE TODOS OS AUTORES DEVERÃO SER INCLUÍDOS NOS METADADOS DURANTE A SUBMISSÃO DO ARTIGO NA HOMEPAGE DA REVISTA E NÃO AQUI NO TEXTO DO ARTIGO.
  • Em seguida ao Resumo em português, entram as Palavras-chave, também em português.
  • Abaixo do Resumo e das Palavras-chave, serão dispostos o Abstract e as keywords.
  • Em seguida, serão apresentadas a Introdução e as outras seções do artigo até a sua conclusão final.
  • As notas de rodapé devem ser apresentadas ao final de cada página, em corpo 10. Elas também podem ser utilizadas para inserção do currículo resumido dos autores (até 3 linhas para cada autor). Resumo do autor bem pequeno, junto ao nome mesmo. Nota de rodapé só palavras ou algo necessário.
  • Ao final, devem constar as Referências do artigo (baseadas sempre na ABNT).
  • As ilustrações (gráficos, tabelas e figuras) devem respeitar as seguintes orientações:
    1. A sua dimensão nunca deve ultrapassar a zona de texto;
    2. Devem apresentar uma legenda na sua parte inferior (gráficos e imagens) e na parte superior para tabelas, com a explicação das suas principais variáveis. Devem apresentar indicação de fonte e de créditos correspondentes;
    3. As figuras deverão ser apresentadas no formato JPG, com boa resolução e nitidez;
    4. Devem ser inseridos no texto, no local onde o autor deseja.
  1. Citações:
  • No caso de citações diretas (literais), com mais de 3 linhas, deve haver a indicação de recuo do parágrafo, sem aspas. Corpo 11.
  • No caso de citações diretas (literais), com até 3 linhas, essas devem permanecer no corpo do texto entre aspas, corpo 12.
  • As citações, diretas ou indiretas, devem sempre remeter os autores, conforme as normas da ABNT.
  • Citações em língua estrangeira devem ser traduzidas.
  1. Referências.Devem ser apresentadas em ordem alfabética, justificado. Listar todos os autores do trabalho. Os títulos dos periódicos deverão ser completos e não abreviados, com o local e ano de publicação, seguindo sempre as normas da ABNT NB6023. Utilizar o "&" como separador entre o penúltimo e o último autor.
  2. Política de detecção de plágio:

Antes de serem enviados para a avaliação de pareceristas, os artigos submetidos à Revista Científica Nikola Tesla serão verificados por software para identificação de plágio, sendo utilizado o software CopySpider para detecção de plágio em arquivos de texto. Os autores devem garantir a originalidade dos manuscritos e caso utilizem artigos de outros autores que eles sejam devidamente citados. Desta forma, é possível que os autores recebam eventuais questionamentos durante o processo de avaliação do trabalho submetido, referente às indicações apontadas pelos softwares utilizados. Caso o plágio seja realmente comprovado, o manuscrito será devolvido ao autor. 

Template: 

https://ciencianasociedade.institutonikolatesla.com.br/index.php/1/libraryFiles/downloadPublic/2

OBSERVAÇÕES GERAIS

  • Os textos devem ser inéditos, claros e concisos.
  • A desconsideração das normas apresentadas (em Diretrizes para Autores) implicará automaticamente a devolução do trabalho ao autor para as adequações necessárias.
  • Os trabalhos deverão ser submentidos diretamente no portal do periódico, para tanto o autor deverá se cadastrar através do menu submissões e clicar em fazer nova submissão ou clique na opção fazer nova submissão abaixo:

    Submissões

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.