A TECNOLOGIA ASSISTIVA E INCLUSÃO ESCOLAR: SOLUÇÕES INOVADORAS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA

Autores

Palavras-chave:

Assistive technology, Inclusive education, Digital accessibility, Special educational needs, Educational innovation

Resumo

RESUMO - Este artigo analisa o papel da tecnologia assistiva como mediadora da inclusão escolar de estudantes com necessidades educacionais específicas (NEE). São discutidas ferramentas digitais inovadoras que promovem acessibilidade, participação e aprendizagem significativa no contexto educacional contemporâneo. A partir de uma abordagem prática e fundamentada em evidências, o texto apresenta exemplos de recursos tecnológicos, suas aplicações pedagógicas e os desafios para sua adoção em larga escala. O estudo também propõe diretrizes para a incorporação da tecnologia assistiva (TA) nas práticas educacionais inclusivas.

Publicado

2025-12-22

Como Citar

Costa da Silva, M. (2025). A TECNOLOGIA ASSISTIVA E INCLUSÃO ESCOLAR: SOLUÇÕES INOVADORAS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA. Ciência Na Sociedade: Revista Científica Do Instituto Nikola Tesla, 3(1). Recuperado de https://ciencianasociedade.institutonikolatesla.com.br/index.php/1/article/view/37