EDUCAÇÃO SEM RUMO

Nossos placebos eternos e neoliberais

Autores

Palavras-chave:

Estudos; Formação; Escola; BNCC.

Resumo

Por mais incrível que pareça – ou por um “ato falho” clamoroso – a BNCC sinaliza, como algo caído de repente do céu, a “recriação da escola” (2018:462). É uma indicação peregrina, perdida, um arrufo eventual. Não vale, por certo. Não seria um texto retrógrado como é a BNCC que iria fazer este milagre (Demo, 2019). Mas, ironicamente, tem razão: a escola precisa ser “recriada”, o que significa, mui candidamente, que precisamos de outra proposta, que tenha como compromisso garantir a aprendizagem dos estudantes, sem mirabolâncias. A BNCC é, como sempre entre nós, uma proposta de ensino, não de aprendizagem, embora, insidiosamente, para nos confundir, chame de “habilidade” o que é mero repasse de conteúdo (por isso cada conteúdo é alfanumericamente marcado, para que nenhum se perca; alunos se perdem, quase todos; conteúdo curricular, não!). Qualquer diagnóstico, mesmo o mais comezinho, até com base no Ideb, Pisa, Enem etc., indica – veementemente – que o sistema escolar não funciona: enquanto repassa os conteúdos, os alunos não aprendem. O “aprendizado adequado”, expressão usada no Ideb para mensurar o que seria “adequado”, algo controverso ao extremo, mostra um desempenho totalmente inaceitável de uma escola que, em sua grande maioria, é frequentada em vão: o aluno perde seu tempo, é enganado todo dia escancaradamente.

Biografia do Autor

Renan Antônio da Silva, Universidade Federal de São Carlos

Docente Permanente  (orientador de mestrado e doutorado) no Programa de Pós - Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Doutor em Educação Escolar pela UNESP. E-mail: renan@ufscar.br

Publicado

2024-12-23

Como Citar

da Silva, R. A. (2024). EDUCAÇÃO SEM RUMO: Nossos placebos eternos e neoliberais . Ciência Na Sociedade: Revista Científica Do Instituto Nikola Tesla, 2(1). Recuperado de https://ciencianasociedade.institutonikolatesla.com.br/index.php/1/article/view/26