PERFORMATIVIDADE E RESPONSABILIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO: ANÁLISE BIOPOLÍTICA DA GESTÃO DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO NO PERÍODO DE 2020 A 2021 E OS IMPACTOS NA SAÚDE MENTAL DE DOCENTES NEGROS

Autores

  • André Luis Dolencsko Luis Dolencsko Universidade Brasil, UNIVBRASIL, Brasil

Palavras-chave:

Saúde Mental, Docência, Educação

Resumo

O fenômeno cada vez mais crescente acerca da perda de poder do professor, da sua acumulação pelos excessos de responsabilidades e da falta de interesse dos alunos tem atingido a saúde mental docente. Tal fenômeno ganhou o ambiente pedagógico, articulado às precárias condições de trabalho e às políticas gerencialistas que condicionam a identidade docente ao cumprimento de metas e à responsabilização pelos resultados educacionais. A presente objetiva analisar quais tipos de modalidade de sofrimentos são produzidos a partir da restrição, da coerção e dos aspectos normativos no ambiente educacional que resultam no impacto da saúde mental dos docentes negros. O referencial teórico metodológico pautado no instrumento da biopolítica ampliada por Michel Foucault contribui para compreender os aspectos gerencialistas e o controle dos corpos docentes promovidos pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo no período apontado para apontar a uma crise de legitimidade ou a desfiguração das identidades docentes negros.

Biografia do Autor

André Luis Dolencsko Luis Dolencsko , Universidade Brasil, UNIVBRASIL, Brasil

Doutorado (em andamento) em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Pós-Graduação Lato Sensu (em andamento) em Gestão de Projetos (Universidade Anhembi Morumbi). Mestrado em Educação (UNICAMP), Especialização em Gestão Educacional (Universidade Anhembi Morumbi), Especialização em Educação a Distância (Centro Universitário UniSEB Interativo) e Graduação em Pedagogia (Instituto de Cursos Superiores SEB). Possui experiência com assessoria pedagógica; docência; supervisão; gestão de projetos, gestão de conteúdos, coordenação de cursos e direção educacional. Atualmente, é Coordenador Acadêmico, Docente e Pesquisador. Na Docência e Pesquisa, atua principalmente com os seguintes temas: políticas educacionais; educação a distância; educação especial e inclusiva; educação de jovens e adultos; tecnologias educacionais e recursos de aprendizagem.

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Publicado

2023-06-30

Como Citar

Luis Dolencsko , A. L. D. . (2023). PERFORMATIVIDADE E RESPONSABILIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO: ANÁLISE BIOPOLÍTICA DA GESTÃO DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO NO PERÍODO DE 2020 A 2021 E OS IMPACTOS NA SAÚDE MENTAL DE DOCENTES NEGROS. Ciência Na Sociedade: Revista Científica Do Instituto Nikola Tesla, 1(1). Recuperado de https://ciencianasociedade.institutonikolatesla.com.br/index.php/1/article/view/13